Entenda Sobre a Matriz SWOT e Saiba Como Utilizá-la para Impulsionar seu Negócio
- Week Jr.
- 28 de dez. de 2020
- 4 min de leitura

É normal ao tomarmos uma decisão pensar nos prós e contras sobre algo, isso é algo que fazemos quase intuitivamente. É comum pensarmos sobre quais são os nossos pontos fortes e fracos e pensarmos também nas possibilidades de algo dar certo ou não, ainda mais quando precisamos dar um passo importante. A Matriz SWOT por trás de seu conceito, contém tudo isso citado acima, além disso essa ferramenta é muito utilizada nas empresas para entender a realidade delas e servir também como um ponto de partida para planejar suas estratégias e torná-las cada vez mais competitivas.
Vamos entender o que será abordado ao longo deste artigo:
➢ O que é a matriz SWOT?
➢ Como criar uma matriz SWOT?
➢ Como utilizá-la para impulsionar seu negócio?
O QUE É A MATRIZ SWOT?
A Matriz SWOT, no Brasil conhecida como matriz FOFA, é uma ferramenta técnica de planejamento estratégico que serve para auxiliar as organizações ou até mesmo as pessoas a identificarem as forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças dentro da sua empresa. Suas siglas possuem um significado:
❖ Strengths - forças;
❖ Weaknesses - fraquezas;
❖ Opportunities - oportunidades;
❖ Threats - ameaças.
O objetivo principal é poder dar um diagnóstico estratégico, que serve para prever e prevenir situações negativas e assim poder firmar diretrizes que façam o seu empreendimento se diferenciar dos demais.
Podendo examinar o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) de uma organização, buscando encontrar oportunidades para melhoria além de possibilitar a otimização do seu desempenho. A Matriz SWOT é bem simples e fácil de aplicar, além de ser bastante prática ela pode ser usada em empresas de pequeno, médio ou grande porte, de qualquer segmento do mercado.
COMO CRIAR UMA MATRIZ SWOT?
Podemos dizer que a grande sacada da Matriz SWOT está na atividade de reflexão, isso porque nos ajuda a descobrir quais são as oportunidades e as ameaças em um negócio. Esse modelo SWOT pode ser aplicado em qualquer análise de qualquer tipo de negócio,independente do ramo, podendo ser desde a criação de uma rede social como ferramenta para alavancar o seu negócio até a gestão de uma multinacional, por exemplo. A utilização da Matriz SWOT em si já é a parte mais simples.
Então vamos entender como você poder criar a sua Matriz SWOT:
Primeiro de tudo escolha onde você irá fazer as suas anotações, pode ser em uma planilha do Excel, uma cartolina ou até mesmo em uma folha de papel simples.
Divida ela em quatro partes e escreva como mostra a imagem abaixo:

Em FORÇAS (ambiente interno), você irá colocar as características do negócio que o fortalecem, ou seja, aquilo que são suas principais vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes;
Para facilitar na identificação, faça algumas perguntas, como por exemplo:
● O que faz bem?
● Quais recursos únicos pode-se aproveitar?
● O que é os outros veem como suas forças?
Em FRAQUEZAS (ambiente interno), você irá colocar as fragilidades do seu negócio, ou seja, seus pontos fracos e suas desvantagens. É preciso entender antes de tudo, quais e quantos problemas seu negócio tem em relação a concorrência;
Para facilitar na identificação, faça algumas perguntas, como por exemplo:
● O que pode ser melhorado?
● Onde é que tem menos recursos que outros?
● O que é os outros veem como as suas prováveis fraquezas?
Em OPORTUNIDADES (ambiente externo), você irá colocar quais são os aspectos externos positivos que utilizam das forças da empresa para gerar oportunidades de melhoria dentro do seu negócio;
Para facilitar na identificação, faça algumas perguntas, como por exemplo:
● Que oportunidades têm disponíveis?
● Que tendências ou novidades você pode aproveitar?
● Como transformar as suas forças em oportunidades?
Em AMEAÇAS (ambiente externo), você irá analisar os aspectos externos da sua empresa que representam riscos para o seu empreendimento, ou seja, você precisa identificar quais são os fatores externos que comprometem o crescimento do seu negócio;
Para facilitar na identificação, faça algumas perguntas, como por exemplo:
● Que ameaças podem prejudicá-lo?
● O que a sua concorrência anda fazendo?
● As suas fraquezas expõem seu negócio a que possíveis ameaças?
Vale ressaltar que as perguntas são só um exemplo e que variam muito de negócio para negócio.
COMO UTILIZÁ-LA PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO?
Chegamos no momento bem importante desse artigo: como utilizar a Matriz SWOT para impulsionar o meu negócio? Depois de entender o que é a Matriz SWOT, analisar e identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa, o ponto chave é juntar as informações e pensar em planos de ações (que falaremos em outro artigo sobre os Planos de Ações 5W2H) para reduzir os riscos que foram identificados como fraquezas e ameaças, além de poder aproveitar as forças e oportunidades do seu negócio. A Matriz SWOT é um dos primeiros passos importantes utilizados para qualquer ideia e para utilizá-la para impulsionar o seu negócio é preciso que ela tenha saído do papel. Depois dessa ideia ter saído do papel, você irá precisar organizar os projetos/atividades relacionados a ela. Caso isso não aconteça, aquelas oportunidades e forças que você mesmo identificou lá em cima, poderão acabar não resultando em nada. Quer ter uma análise detalhada de como anda seu negócio e descobrir como sair na frente dos seus concorrentes? A Week Jr oferece serviços como: Elaboração de Plano de Negócio; Consultoria Financeira; Consultoria em Gestão da Qualidade; Gestão e Elaboração de Projetos; Consultoria em Marketing; e Planejamento para Home Office. Venha conhecer nossos serviços e saía na frente dos seus concorrentes.
Commenti